: Mais Magazine:: Comentários: 0

Cristina Matos, diretora geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF) diz que “Todas as áreas de negócio podem ser frutíferas”, basta que o franquiado e o franquiador sejam estratégicos e comprometidos com o modelo de negócio e a sua evolução.

O franchising surge em meados do séc. XIX, nos Estados Unidos da América com a marca SINGER, porém o conceito só começou a expandir-se e internacionalizar-se em 1899, quando a Coca-cola autorizou que empresários e grupos empresariais interessados, produzissem e comercializassem refrigerantes, dentro e dos Estados Unidos da América.

Desde então, tornou-se uma das principais formas de empreendedorismo, em todo o mundo, chegando a Portugal, por volta de 1980. Em 1987, o Dr. Rogério Tavares criou a Associação Portuguesa de Franchising (APF). Atualmente, a diretora geral é Cristina Matos, cuja sua opinião é que “muito tem mudado desde a criação da APF, em 1988. Novos eventos, parcerias, estratégias e, sem dúvida, a luta constante pela unificação do setor em Portugal”.

Cristina Matos, foi também eleita, em 2018, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da World Franchise Council Task Force, na qual tem representado Portugal e os interesses do franchising a nível mundial. De uma forma geral, considera que “ainda há um longo trabalho pela frente, mas o balanço tem sido extremamente positivo”.

A APF quer dinamizar o mercado interno de franchising e promover a expansão internacional dos seus associados e, para isso, Cristina Matos, assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal.

As vantagens do franchising existem, tais como ser um investimento em marcas já testadas no mercado, a troca de experiência e a economia de escala.

Cristina Matos defende que “todas as áreas de negócio podem ser frutíferas” e que “qualquer área de negócio tem potencial de crescimento e expansão, desde que o franquiado e o franquiador sejam estratégicos e comprometidos com o modelo de negócio e evolução do mesmo.”

Para além de variadas vantagens, o franchising também apresenta um conjunto de desafios como as regras operacionais pré-estabelecidas, a atuação em rede, as obrigações contratuais restritivas e o relacionamento constante com o franquiador.

Para qualquer interessado, a APF disponibiliza ainda cinco cursos 100 por cento disponível no site da StartupBusiness. Os cursos são integralmente construídos pela Associação Portuguesa de Franchising e o objetivo dos cursos é formar futuros empreendedores, neste modelo de negócio.

Para além dos cursos, a Associação Portuguesa de Franchising também prevê, a curto prazo, a realização do evento Roda de Negócios, em várias cidades do país, nos próximos meses. A médio prazo, a APF prevê a realização da ExpoFranchising, em Lisboa, no primeiro semestre de 2022 e a Norte Franchise no Porto no segundo semestre.